Páginas

Desliga aqui para ouvir outros sons


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

sábado, 6 de outubro de 2012

JESUS CRISTO VOLTA À TERRA - José M. Raposo

  
  
JESUS CRISTO, VOLTA À TERRA!

José M. RaposoAoSaborDoVento

Publicado na "Tribuna Portuguesa"
da Califórnia


http://tribunaportuguesa.com

É Natal! Se bem que de acordo com dados e  fontes  históricas é muito provável que Jesus   tenha   nascido  por  meados  de setembro, foi muito mais conveniente tirar a festa aos pagãos e substituí-la por uma festa   cristã. E  foi isso que o papa Julio I fez, fixando a data do Natal a 25 de deem-bro. Mas se  formos falar sobre  todas as datas e símbolos pagãos que os cristãos e outras religiões usam, teríamos pano para mangas.

Os pagãos faziam por esta altura a festa do  solstício  de inverno, os judeus  cele-bram  a festa de Chanukah em memória da célebre  victória  dos  Macabeus sobre os Assírios  e  seu aliados, os cristãos cele-bram o nascimento de Jesus Cristo e o Dr. Maulana Karenga, em 1966, introduziu nos Estados Unidos  o ritual  Kwanza, para os afro-americanos, como resposta à comer-cialização do Natal. No entanto, o Kwanza assemelha-se mais com o Thanks Giving na América ou o Yam festival do Ghana e da Nigéria. A palavra Kwanza quer dizer primeiro na língua KiSwahili.

De uma forma ou de outra, chamem-lhe o que quiserem. O Natal deveria ser um dia para celebrar a vida, a paz, a harmonia e tudo o que temos, seja isso dado por Deus ou pela  natureza. Mas para muita gente, pouco  ou  nada de religioso  tem o Natal.

Pessoas   atropelam-se   nas lojas   para 
 comprarem ofertas; festas são planeadas em várias casas e organizações; recebe-se convites para estar presente em jan-tares  à mesma  hora e  em lugares dife-rentes... como  seria  bom  numa  altura  dessas ser Santo António!

Por  estes dias,  cortam-se  milhares de árvores  para  serem  decoradas com or-namentos de ouro e prata (ou coisa que se pareça), outro símbolo que nada tem a ver com Cristianismo. O deus romano, Nimrod, era  simbolizado  por uma  árvore seca, à qual lhe haviam tirado os ramos. O Baal-Berith,  o  Tammuz  da Babilónia, era re-presentado por uma árvore verde ou imor-tal. Portanto, a  árvore  de Natal,  que por estas alturas aparece em nossas casas, é mais um símbolo tirado aos pagãos. .

Este ano aconteceu-me tantos percalços e a morte andou tão perto de mim, que não posso deixar, de maneira alguma, de pen-sar que   devo  a vida  a algo sobrenatural que, se existe não compreendo e quiçá um dia venha a compreender.

Estou grato por estar vivo e espero ficar por cá mais uns anos, para alegria de al-guns e, sei lá, chatice para outros.

Deixo para todos os leitores e ao pessoal do Tribuna meus votos de  um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, e uma prece em forma de poesia:



Jesus Cristo volta à terra

José M. Raposo

Há tanto ódio e rancor
E cada vez há mais guerra,
Tanta fome e tanta  dor...
Jesus Cristo volta à Terra!

Morrem infiéis e cristãos,
Morrem crentes e ateus,
Morrem cépticos e pagãos
E tudo em nome de Deus.

O mundo está mais ateu
Do que quando o deixaste,
Porque ele já esqueceu,
Tudo aquilo que  pregaste.

Vem subir outra montanha,
Vem pregar outro sermão,
P’ra que esta gente tenha
Mais amor ao seu irmão.

E quando à terra voltares,
Suplicaremos a Vós
Para não ressuscitares.
Ficai vivendo entre nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fadistas da California

Fadistas da California

Fadistas da California

Fadistas da California

Festa em petaluma

Festa em petaluma