Páginas

Desliga aqui para ouvir outros sons


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NÃO SEI... - José M. Raposo




NÃO SEI...


Falar sobre pessoas que já morreram e dizer que eles eram uns santos isso é muito fácil. Eu até costumo a dizer que se bem que não seja rico, daria tudo o que tenho para morrer pela manhã e voltar à noite só para escutar o que certas pessoas diriam de mim.

Alguns sei o que diriam, outros, porém, é difícil de adivinhar quais são os seus sentimentos porque o que dizem da boca para fora não é o que lhes vai lá dentro. Mas deixemos isso para lá. Vem esta minha introdução a propósito de alguém na nossa comunidade querer beatificar um padre que morreu há tempos e que como nós sabemos, se bem que o homem deveria ter algumas coisas boas, foi pelas más que ele é lembrado por muitos.

No entanto, perdemos um, o padre Macedo que na minha opinião foi um grande Homem. Tive o prazer de contactar, falar e discutir com ele, sim discutir, várias vezes e achei nele sempre um indivíduo de bom carácter. Quando o via arranjava sempre maneira de falar sobre um daqueles pontos da Bíblia que para mim não fazem sentido. E ele, sempre muito delicado me dava a sua opinião não só como sacerdote que acredita que a Bíblia é a palavra de Deus, sim porque eu sou capaz de jurar que alguns padres há que se bem que vistam a batina e todos os parâmetros que manda a Santa Madre Igreja aquilo para eles é unica e simplesmente uma maneira de ganhar a vida. Mas, o padre Macedo além de padre era um homem com dignidade, trabalhador, amigo do próximo e sempre pronto a ajudar sem que precisassem pedir.

Várias vezes lhe telefonei para lhe fazer uma ou outra pergunta e fui sempre bem atendido. Durante uns anos íamos todas as primeiras sextas-feiras do mês ao Centro Leonino a São José ao almoço dos amigos da Ribeira Grande. Enquanto ele pude, estava sempre presente. Se os amigos da Ribeira Grande não tiverem lugar no céu não deve ser por falta do padre Macedo e já agora do padre Ferreira, meu amigo também, não terem intercedido nas suas rezas por eles.

Sei que há pessoas com muitos mais conhecimentos do que eu para falarem sobre o padre Macedo. Um homem que se incorporava nas nossas paradas a tocar o seu saxofone e bem. Uma vez, em Petaluma, uma senhora criticou-o por ser padre e andar a tocar música numa filarmónica. Eu disse para ele:

- O Senhor padre não se preocupe porque se a ignorância e a estupidez pagassem imposto, essa estava toda carimbada.

O padre Macedo quando deixou a Igreja das Cinco Chagas, deixou-a numa boa situação financeira. Um dia destes alguém me disse que eu deveria escrever sobre o que se está a passar com a Igreja das Cinco Chagas. Eu não tenho conhecimento do que se passa exactamente e como não moro em São José, pouco ou nada me interessa tal situação.

Também francamente eu penso que muitos vão à Igreja mais por descargo de consciência, ou para que os outros vejam que eles são bons católicos, do que por devoção. No entanto será de lamentar se os Portugueses perdem o controlo, ou será que já perderam, e ainda não deram por isso, dum dos marcos mais importantes da nossa comunidade em terras Californianas. Algo tem que ser feito e já. O que é? Não sei…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fadistas da California

Fadistas da California

Fadistas da California

Fadistas da California

Festa em petaluma

Festa em petaluma